Pesquisa personalizada

terça-feira, 12 de junho de 2012

Prazo para viver?




Ontem fiquei sabendo que uma pessoa que conheço (nunca troquei mais que oi e tchau) está com uma doença incurável e que vai te degenerando com o tempo (não quero colocar o nome aqui para não expor ninguém, mas creio que muitos já sabem por essa breve descrição do que se trata)... A pessoa acabou de ter filho.... A gente sempre sabe, mas quando ouve uma história dessa pára pra pensar no valor da vida, né?

Tudo começou quando estava analisando o mercado de Alzheimer... Fiz uma brincadeira de humor negro, pois vi que o valor de uma caixinha do produto é de quatrocentos reais e comentei: "imagina alguém com a doença e mora sozinho vai comprar o produto na farmácia? A pessoa compra uma caixa, paga, volta pra casa e lembra que tinha que ter comprado o remédio... Volta para a farmácia e compra outra caixinha... Volta pra casa e lembra que.........." - e assim por diante (sim, eu sei... às vezes não sei brincar...) - aí a pessoa com quem havia feito essa brincadeira me contou a história... Na hora parei pra pensar nas coisas da vida... Procurei no google mais sobre como ocorre a degeneração, da onde vem, quem tem, as organizações que existem, órgãos que dão suporte a pessoas com a doença, enfim... Tudo com relação a isso... Fiquei assustada com o número de pessoas que a possuem no mundo e na força que eles procuram na própria vida e o que fazem para aproveitar todo o tempo que lhes resta...

De uns tempos pra cá tenho aproveitado mais a minha vida.. De verdade! Tenho feito tudo que sempre quis, visto mais meus amigos, ficado com meu moi (por falar nisso, feliz dia dos mois!!), guardado uma graninha para o futuro e nossa casinha...  Fiquei pensando se por um acaso eu descobrisse que era comigo... Fiquei pensando se teria esse vigor para me segurar a um fio de esperança e continuar com todas essas atividades que tenho feito, me esforçando tanto - e gastando super granas - para aprender coisas que quero (sabendo que de nada vai adiantar daqui uns anos, pois não conseguirei nem mais ficar de pé direito)... Teria que trabalhar pra ter plano de saúde free e grana pra comprar remédios que não são nada baratos, mas até quando conseguiria levantar todo dia e ir até o trabalho? Até quando teria força nos músculos do corpo para tal? O que aconteceria depois? Várias perguntas rodaram a minha cabeça...

Dizem que o humano tira forças sobre-humanas quando se trata da vida, mas será que eu teria medo de dar trabalho às pessoas que amo e seria covarde fugindo de tudo e todos? Será? Só vivendo pra saber ou esse medo meu é um retrato do que aconteceria? Será que eu enfrentaria como se nada estivesse acontecendo ou seria 'a vítima'? Colocaria a culpa de tudo sobre a minha doença?

Não sou uma pessoa de fazer planos de longo prazo, mas pensar que não teria nem a opção de fazê-lo por não saber até quando estarei aqui ou até quando conseguirei viver sem a ajuda constante de outros é terrível... Quero ter a opção de fazer tudo que der na telha, por mais que não faça nada do que eu imagine!

Enfim... O expediente está acabando, fiz MILLLLL coisas hoje... Daqui a pouco o meu dia começa de verdade \o/